Krys Sillva

quarta-feira, 20 de setembro de 2017

Questão

1 A preocupação com a qualidade não é recente, os clientes sempre comparavam um produto com o outro, antes de decidir qual peça levar quando a produção era realizada artesanalmente. A qualidade através do processo de produção foi incorporada nas organizações a partir da Revolução Industrial. No contexto dessa Revolução, assinale a sentença que melhor explica a sua relação com a qualidade.


1) - Produção baseada na Revolução Industrial não potencializou a produção em massa e, portanto, os lucros dos empresários eram insignificantes para a época, trazendo problemas em novos investimentos para a garantia da qualidade;
2) - A troca da força de trabalho humano por máquinas trouxe consequências posteriores, que levaram empresários a restabelecer as vagas de trabalho para as pessoas na produção;
3) - A Revolução Industrial foi caracterizada por ter forte influência para os padrões de gestão ambiental, atualmente existente;
4) - A utilização de máquinas no processo industrial proporcionou, além da maior produtividade, a padronização dos produtos pela manutenção das mesmas características de peso, tamanho e aparência.

2 Na abordagem contemporânea da qualidade, defende-se que as pessoas desempenham papel fundamental para o processo da qualidade, sendo necessárias, inclusive, para o alcance de nível de satisfação diferenciado dos clientes frente aos concorrentes. De acordo com o enunciado, podemos afirmar que:


1) - No atual ambiente competitivo das organizações, no qual os produtos disponíveis estão cada vez mais próximos em termos de qualidade, as pessoas são essenciais para entregar ao cliente um serviço diferenciado, que vai da venda até o pós-venda;
2) - As pessoas têm um papel importante no processo da qualidade, mas nunca vão superar a eficiência das máquinas para padronização;
3) - As pessoas que operam as máquinas são as responsáveis pelo alcance da qualidade, pois os equipamentos devem ser ligados e desligados no horário certo, de forma a garantir os níveis de produtividade planejados;
4) - A afirmativa do enunciado é falsa, Não existe relação das pessoas com a qualidade desde o período da Revolução Industrial, quando estas começaram a ser substituídas pelas máquinas no sistema produtivo.

3 Sobre a abordagem baseada no produto, é correto afirmar:

1) - É a adequação ao uso, ou seja, adequação às necessidades de quem vai utilizar;
2) - O enfoque da qualidade é voltado para as especificações mensuráveis do bem ou serviço, que a garanta ou a certifica;
3) - É a ação proativa da organização, que busca a partir de suas estratégias, estabelecer um padrão diferenciado do que é apresentado pela concorrência;
4) - Nenhuma das sentenças acima se relaciona a abordagem baseada no produto.

4 De acordo com Palladini (2009) a qualidade não deve ser definida em termos absolutos,
mas em termos relativos. O aspecto tratado pelo autor que considera que a qualidade sofre alterações ao longo do tempo é definido como sendo:


1) - Espacial;
2) - Temporal;
3) - Baseada no produto;
4) - Baseada no usuário.

5 A preocupação da qualidade tem conduzido as organizações a estabelecerem sempre melhores padrões de desempenho. Nesse sentido, um princípio da qualidade que permite o desenvolvimento de melhores práticas nas organizações, e a sua evolução conceitual ao longo dos tempos, é definida como:


1) - Defeito zero;
2) - Produção em massa;
3) - Melhoria Contínua;
4) - Padronização.

Nenhum comentário:

Postar um comentário