Krys Sillva

segunda-feira, 18 de dezembro de 2017

SEIS PASSOS PARA SE TER UMA AMIZADE DURADOURA
1. SEJA AMIGO. Abraão foi chamado de "amigo de Jeová" por ter uma fé inabalável. (Tiago 2:23) Mas, havia um motivo adicional. A Bíblia diz que Abraão demonstrava o afeto que tinha por Deus. (2 Crônicas 20:7) Ele tomava a iniciativa e expressava os sentimentos que tinha por Jeová. (Gênesis 18:20-33) Deveras, requer iniciativa para você dar prova da sua amizade. Jesus disse: "Praticai o dar, e dar-vos-ão." (Lucas 6:38) Uma palavra de encorajamento ou uma ajuda podem dar início a uma grande amizade. O ensaísta norte-americano Ralph Waldo Emerson disse certa vez: "A única maneira de se ter um amigo é ser amigo."

2. TOME TEMPO PARA CULTIVAR AMIZADE.A maioria das pessoas quer beneficiar-se da amizade. Mas, estão atarefadas demais para investir o tempo necessário. Romanos 12:15, 16, nos incentiva a compartilhar a felicidade e o bom êxito, as tristezas e os desapontamentos dos outros. O texto diz: "Alegrai-vos com os que se alegram; chorai com os que choram. Tende a mesma mentalidade para com os outros como para com vós mesmos." Jesus Cristo, embora fosse um homem atarefado, sempre tomava tempo para gastar com os amigos. (Marcos 6:31-34) Lembre-se de que a amizade, assim como uma planta que produz flores, precisa ser regada e cultivada para florescer — e isso leva tempo.

3. PRESTE ATENÇÃO QUANDO OUTROS FALAM. O ouvinte atento muitas vezes tem mais facilidade em fazer amizades. "Todo homem tem de ser rápido no ouvir, vagaroso no falar", disse o discípulo Tiago. (Tiago 1:19) Quando você conversa com outros, mostre seu interesse nos sentimentos deles. Incentive-os a falarem sobre si mesmos. Tome a dianteira em honrá-los. (Romanos 12:10) Assim vão querer a sua companhia. Por outro lado, se você monopolizar toda conversa ou constantemente chamar atenção para si mesmo, achará difícil encontrar alguém disposto a escutar ou a se importar com os seus sentimentos e necessidades.

4. SEJA PERDOADOR. Jesus disse certa vez a Pedro que estivesse pronto a perdoar "até setenta e sete vezes". (Mateus 18:21, 22) O verdadeiro amigo está pronto a desconsiderar falhas menores. Como ilustração: Alguns não gostam de comer framboesas por causa das pequenas sementes. Mas, os que gostam dessa frutinha nem notam as sementinhas. Os verdadeiros amigos são amados pelas suas excelentes qualidades, desconsiderando-se as suas pequenas falhas. Paulo nos exorta: "Continuai a suportar-vos uns aos outros e a perdoar-vos uns aos outros liberalmente." (Colossenses 3:13) Os que aprendem a perdoar conservam as suas amizades.

5. RESPEITE A PRIVACIDADE DOS OUTROS. Todos precisam ter um pouco de privacidade, inclusive os seus amigos. Provérbios 25:17 observa sabiamente: "Faze raro o teu pé na casa do teu próximo, para que não se farte de ti e certamente te odeie." Portanto, seja razoável quanto à freqüência e à duração das suas visitas. Evite ser possessivo, o que pode criar ciúme. Use de bom critério ao falar dos seus gostos e das suas opiniões. Isso contribui para se ter uma amizade revigorante e que traz alegria. 
6. SEJA GENEROSO. As amizades são cultivadas através da generosidade. O conselho do apóstolo Paulo é ‘ser liberal, pronto para partilhar’. (1 Timóteo 6:18) Por exemplo, compartilhe palavras animadoras com os outros. (Provérbios 11:25) Seja liberal em elogios sinceros e conversa edificante. Quando mostra que tem genuíno interesse no bem-estar de outros, eles se sentem atraídos a você. Pense no que pode fazer por eles, em vez de enfocar o que eles podem fazer por você.






 





Nenhum comentário:

Postar um comentário